quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um amor incondicional



Nos relatos das intervenções do grupo faltava o acontecimento de 20 de Março de 2010, quando interpretámos numa missa que celebrou o 59º aniversário de um casamento.







Fica aqui o testemunho, na voz do filho Amaro, fruto do casamento de Maria do Céu e Manuel - Um Amor Incondicional.







Mesmo contrariando vontades familiares, mas com a bênção de Deus, Manuel e Maria do Céu prometeram um amor para sempre no dia 17 de Março de 1951. Nessa altura fez-se Primavera e a primeira gravidez foi tripla: Maria de Fátima, e as falecidas Maria Jacinta e Maria Lúcia. Depois veio o Amaro - que deveria ser Francisco -, a Maria Jacinta, a Maria Lúcia, a Maria Filomena, a Maria do Sameiro e a Maria do Céu. Constituiu-se um reduto feminino num momento de emancipação da Mulher.


Manuel e Maria do Céu possibilitaram a todos os seus filhos a oportunidade de se afirmarem intelectual e civicamente. Foi uma dedicação sem limites: Manuel foi andarilho que jornadeou desde Vila Real de Santo António à Portela do Homem enquanto Maria do Céu, à maneira de Penélope, tecia a manta dos seus sete filhos por Covide, Viana do Castelo e Braga. Foi um tempo centrado num humanismo cristão pleno de afectos e valores cívicos.
Pelos anos 70 a família originária abriu-se a outras famílias e surgiram os netos: Marta, Sandra, João Paulo, Pedro, Ana, José Miguel e Alexandre. Com família tão numerosa a precisar de espaço aberto e contacto com a Identidade e a Memória, Manuel e Maria do Céu decidiram-se pelo regresso à terra natal. Covide, renovado, voltou a ser o centro dos afectos e da vida familiar, agora ampliados e renovados pelas bisnetas: Francisca e, em breve, Matilde.

Como testemunho de um Amor Incondicional, aglutinador de um grupo familiar numeroso e unido, hoje se celebra o 59.º aniversário do seu casamento.

Covide, 20 de Março de 2010.
Amaro Carvalho da Silva.









As emoções foram tão intensas que se estenderam até ao Céu e quase nunca parou de chover.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.