quarta-feira, 9 de junho de 2010

SAMEIRO 2010 - Vamos Bailar à Senhora!


Estas duas imagens são do evento de 2004 «Vamos bailar à Senhora», para celebrar o centenário da coroação de Nossa Senhora do Sameiro, promovido pelo senhor Cónego Melo, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e dirigido tecnicamente pelo professor José Machado.

A primeira foto é um momento único da dança à Senhora, aquele movimento de lançarmos flores ao ar quando o coro interpretava: «A Senhora do Sameiro / deita fitas a avoar / vermelhinhas e branquinhas / todas vão cair ao mar».
Participaram neste evento cerca de 30 grupos folclóricos da Diocese de Braga. Ao todo, estiveram a dançar em simultâneo 120 pessoas.

A segunda fotografia mostra um pormenor da técnica utilizada pelo mandador dos bailes, o recurso ao microfone sem fios.

Na tocata estiveram cerca de 50 pessoas, entre tocadores e cantores.

O actual presidente da Confraria, senhor Cónego José Paulo Abreu, em boa hora decidiu retomar este evento que radica numa tradição ancestral de as danças possuírem uma função religiosa e o «acumulado popular» conservar sinais evidentes desta dimensão.

Todavia, a iniciativa para este ano arrancou tarde, pois muitos grupos têm a agenda ocupada no dia pretendido para este evento: 22 de Agosto, data da peregrinação dos emigrantes ao Sameiro.

Vamos a ver o que é possível fazer. Confiemos na Mãe!

Qualquer grupo ou qualquer pessoa que queira participar e colaborar deve contactar o professor José Machado: 969059230. A primeira reunião de trabalho é já dia 12 de Junho, às 10.00 horas, no Centro Apostólico do Sameiro.


2 comentários:

  1. Eu queria tanto ir :D
    Mas temos uma actuação nesse dia cá na freguesia!

    Vou ver o que posso fazer!!
    Ainda bem que vão fazer outra vez!

    Continuem o bom trabalho e façam - se seguidores do meu blogue!! Posso publicitar esta iniciativa?

    Abraço,
    André!

    ResponderEliminar
  2. Por um mero acaso passei pelo Sameiro n dia dos bailes. Nao fazia a minima ideia da sua existencia. Logo que parei o carro, as orelhas arrebitaram ao ouvir o som das concertinas. Mulher e filhas, queriam seguir sem parar...Nada a fazer: há musica tradicional, ficamos. Qual o meu espanto quando deparo com esse grande amigo Prof Jose Machado dirigindo e explicando todo o desenrolar do evento. Para ele, para todos quantos participaram e assistiram, um grande abraço de parabéns pela iniciativa. Homens como o José Machado devem ser acarinhados, reconhecidos e incentivados para que a sabedoria e talentos que possuem possam ser postos ao serviço de toda a comunidade com um sentido tão elevado e profundo daquilo que é a nossa etnografia e folclore; daquilo que são as raizes culturais das nossas gentes, a aliança entre o profano e sagrado; aquilo que, em suma, ainda nos pode caracterizar e identificar como povo ou região para não sermos absorvidos pela voragem europeia que tudo descaracteriza. De Godim, Peso da Régua, do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Godim, um grande abraço para todos
    Luis Vilares Dias

    ResponderEliminar

A publicação dos comentários está sujeita a aprovação pelos administradores do blogue.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.